Questão: Ascendente para a direita ou para a esquerda

A questão do Ascendente a direita ou a esquerda

O Ascendente é a direção leste ou oriente ao local de nascimento. 

O Ascendente é definido pelo grau do signo que está ascendendo no leste no momento do nascimento. 

O Ascendente, o Sol e a Lua natal são os três pilares mais importantes do mapa natal.

Existe o costume de se colocar o Ascendente para a esquerda da folha, ao desenhar o mapa. O leste fica a esquerda quando se olha a faixa zodiacal desde o hemisfério norte, ou com a cara para o hemisfério sul, experimente.

O costume de colocar o Leste para a esquerda do papel (tanto para desenhar um mapa natal, como para elaborar cartas e mapas topográficos), foi implantado pelos primeiros astrólogos que desenharam mapa astral, habitantes de países do hemisfério norte (Mesopotâmia, Grécia) e mais tarde no ocidente, os europeus.


O coerente, aqui no hemisfério sul, seria desenhar o Ascendente a direita.

Se estiver no hemisfério sul, experimente olhar para a trajetória completa do Sol, Lua. Perceba que ficará com a cara para o polo norte, e que o Leste estará a sua direita. Experimente. Se vc se colocar com o rosto para o polo sul, então o Leste estará a sua esquerda, comprove.

Se você estiver no hemisfério norte, coloque-se de tal jeito que seu rosto olhe para o equador ou para a faixa por onde se vê mover ao Sol e a Lua, seu rosto ficará de frente ao polo sul, o Leste estará a sua Esquerda, experimente. Agora vire o rosto para o polo norte, o Leste estará para a direita.

A escolha do Leste para a esquerda ou direita da folha é escolha pessoal. O mapa em si, não muda em nada.

Tanto quando se coloca o Ascendente para a esquerda, como quando se coloca para a direita a parte de acima da circunferência corresponde ao Meio do Céu, quer dizer aquilo que estava acima, na direção perpendicular ao local de nascimento.


Explicando com outras palavras:

Os signos se sucedem no sentido horário da faixa zodiacal tropical segundo um observador no hemisfério sul, olhando na direção norte (o leste fica na direção da mão direita).

faixa zodiacal vista por um observador no hemisfério norte, de cara para o sul (o leste fica na direção da mão esquerda), os signos se sucedem no sentido anti-horário. Costuma-se usar no desenho dos mapas esta última alternativa que correspondem a visão dos primeiros astrólogos do hemisfério norte.
Aqui no hemisfério sul, o coerente seria usar no desenho das cartas astrológicas o Ascendente ou Leste para a direita do papel e os signos se sucederem em sentido horário.

Imagine-se no Hemisfério Sul, acima do Trópico de Capricórnio.
Para olhar os planetas se movimentando quando se está em pé, necessariamente se terá que olhar na direção Norte. A trajetória do Sol, Lua e planetas vista desde o hemisfério sul, especialmente acima do Trópico de Capricórnio está inclinada ao norte do meio do céu. Por isso é que no hemisfério sul o lado da montanha privilegiado é o lado norte, abençoado com mais tempo de luz solar, e por isso também quando se constrói uma casa se privilegia o lado norte para colocar as habitações onde se quer ter mais luz e calor solar.
Nesta posição do observador, o Leste está a sua direita.

Concluindo, para olhar a faixa zodiacal e os planetas, para um observador no hemisfério sul (latitudes acima e entorno ao Trópico de Capricórnio) tem que se estar com a cara para o Norte, e a mão direita para o Leste. Então o desenho da carta astrológica de um acontecimento no Sul deveria ser coerente com esta realidade e ter a direção do ascendente apontando para a direita da folha.

Esta mudança no desenho do mapa natal não iria mudar em nada os conteúdos da interpretação, é simplesmente reproduzir a imagem no desenho que corresponde ao que é visto desde um ponto de referência, aqui no sul, especialmente nas latitudes altas com mais prazer, conforto e simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário