Astrologia e Catolicismo

* continuarei esta pesquisa no site astrothon

A Astrologia e o Vaticano

É com respeito que abro espaço para os amigos católicos colocarem suas ideias e sentimentos em relação a Astrologia pra podermos chegar juntos a um entendimento.

A seguir compartilho alguns textos encontrados na net, mas a minha vontade é que os colegas católicos compartilhassem melhores informações. Estamos abertos para compartilhar o material que mandem:


Os primeiros papas, Astrólogos, que praticaram ativamente a Astrologia foram:
  • Sixto IV e Júlio II.
  • Sixto IV [1414-1484] foi o primeiro papa a levantar e interpretar um horóscopo.
  • Júlio II [papa-Astrólogo] ficou muito conhecido pela sua rivalidade com César Bórgia [filho do papa Alexandre também Astrólogo].
  • O dia da coroação de Júlio II foi definida astrologicamente em consulta em conjunto com vários Astrólogos.
  • O sucessor de Júlio II, Leão X, levou um grupo de Astrólogos à sua corte para que o aconselhassem.
  • Paulo III [1468-1549], primeiro papa da contra-reforma, utilizou Astrólogos para estabelecer a hora do seu consistório. Inclusive Copérnico dedicou a sua obra do Heliocentrismo á ele.
  • Urbano VII [1568-1644], autor de uma bula contra certos aspectos da Astrologia, protegeu determinados Astrólogos que o ajudaram nas suas intrigas políticas pessoais. Teve como amigo pessoal Tommaso Campanella quais realizavam cerimônias de magia Astrológicas.
  • O papa Alexandre VI, pai de Lucrécia Borja [1480-1519], era Astrólogo.
  • São Tomás de Aquino [1225-1274] dizia que a Astrologia podia ser aceita como objeto digno de estudo; e além disso, poderia ser considerada como complementária da visão do universo que então reconhecia a doutrina da igreja. Reconhecia a idéia da Astrologia aplicada aos fenômenos naturais: "Os corpos celestes influenciam indiretamente sobre a condição do entendimento.
  • João Campamanus [1280] , capelão de Urbano IV, cria um novo método de divisão de casas Astrológicas.
  • Placidus [1603-1668] inventou o sistema de casas mais usado até hoje, era monge e professor de matemática em Pádua.
Nas universidades Europeias, os estudos Astrológicos faziam parte da formação acadêmica. A universidade de Bologna, teve uma cátedra de Astrologia desde 1125. O título de Astrólogo era tão importante quanto qualquer outro e o Astrólogo era visto com o maior respeito.


Horóscopo dos cristãos

Fonte: OBLATVS e http://stalbertus.com/?page_id=905 Baixar pdf.
Tractatus de São Zenão, bispo de Verona e mártir do 4º século.

Apresenta aos neófitos o horóscopo que devem observar após terem renascido pelo batismo.

“Portanto, irmãos, eis o vosso horóscopo.

O primeiro a vos acolher não é Áries, mas o Cordeiro que não rejeita todo aquele que n’Ele crê. Ele revestiu a vossa nudez com o alvo candor de sua lã, com grande bondade derramou o seu leite bendito em nossos lábios que se abriam lamuriosos. 

Semelhantemente Ele, não como um Touro de pescoço soberbo, de cara agressiva, de chifres ameaçadores, mas como Vitelo ótimo, doce, carinhoso e manso, vos exorta a jamais buscar proteção em alguma atividade, mas a recolher – submetendo-vos sem malícia a sua canga e fecundando, submetendo-a a vós, a terra da vossa carne – nos celestes celeiros a rica safra das sementes divinas.

E mediante os Gêmeos que seguem, isto é, mediante os dois Testamentos que vos anunciam a salvação, vos exorta a evitar sobretudo a idolatria, a impureza e a avareza, que é Caranguejo mostra na meditação.

Mas o nosso Leão, com ensina o Gênesis, é o leãozinho cujos santos sacramentos celebramos, o qual, reclinando-se, adormeceu para vencer a morte e ressurgiu para conferir-se a imortalidade como dom de sua feliz Ressurreição.

Segue-lhe na ordem Virgem, prenunciando Libra, para nos fazer conhecer por meio do Filho de Deus, encarnado e nascido da Virgem, que a equidade e a justiça foram trazidos à terra. 

Quem as observar constantemente e as administrar fielmente pisará, com pés incólumes, não direi o Escorpião, mas, como afirma o Senhor no Evangelho, todas as demais serpentes.

Mas não deverá temer nem mesmo o próprio diabo, que é ferocíssimo Sagitário, armado de flechas incandescentes, constante causa de terror para os corações de todo o gênero humano. 

Porque assim diz o apóstolo Paulo: Revesti-vos da armadura de Deus para poder resistir às insídias do diabo abraçando o escudo da fé, por meio do qual podeis repelir todos os dardos incandescentes do maligno. 

De fato, ele por vezes lança contra os infelizes o Capricórnio, de aspecto deformado, o qual, atacando com seu chifre, sopra de seus lábios pálidos a espuma fervente de suas veias, com apavorante destruição e terríveis efeitos, sobre todos os membros de quem lhe é prisioneiro. Torna alguns loucos, outros furiosos, outros homicidas, outros sacrílegos, outros cegos pela avareza. Seria longo descer aos particulares: ele possui diferentes e inúmeras artes para causar danos, mas todas elas, escorrendo com suas águas salutares, o nosso Aquário como de costume tornou vãs, sem grande dificuldade.

Seguem-no necessariamente em uma única constelação os dois Peixes, isto é, os dois povos, Judeus e Gentios, que recebem a vida da água do batismo, marcados com um único sinal a fim de serem o único povo de Cristo.”

(Zenão de Verona, Trattati, a cura di G. Banterle e R. Ravazzolo, Città Nuova – Società per la conservazione della Basilica di Aquileia, Roma 2008, pp. 151-153.)
Fonte: Messa in latino
Tradução: Pe. Clécio, OBLATVS

Notas sobre a oposição de Sto Tomás com relação à Astrologia e frases de outros católicos famosos opositores a Astrologia.
Apêndice ao texto "Acerca da consulta aos Astrols"

Para maior esclarecimento quanto à posição de Santo Tomás de Aquino, publicamos estas notas extraídas das “Conclusões” do capítulo X do livro "Les corps célestes dans l´univers de saint Thomas d´Aquin", de Thomas Litt, O.C.S.O (Publications Universitaires — Louvain, Belgique, 1963, p. 240-241). Entre colchetes, algumas observações de nossa autoria:

Finalmente cremos poder resumir como segue a posição de Santo Tomás com respeito à astrologia:

1. Ele afirma como absolutamente certo o princípio geral de uma influência universal dos corpos celestes sobre todos os eventos corporais da terra, incluídos os eventos fisiológicos concernentes aos animais e aos homens.

É para ele uma certeza filosófica absoluta; é, ademais, uma verdade de senso comum (II Sent., 15, 1, 2, c.) e é também uma verdade ensinada pelas "autoridades dos santos" (ibidem); ele cita notadamente Dênis e Santo Agostinho (p.ex., Ia, 115, 3, sed contra).

[A influência admitida restringe-se aos eventos corporais. Nisso, na Suma Contra os Gentios, Santo Tomás é taxativo: "é impossível que a operação intelectual esteja sujeita aos movimentos celestes" (III. 84). Da mesma forma, nega qualquer influência dos astros sobre nossa vontade, como se vê na epístola supra, "... é preciso absolutamente compreender que a vontade do homem não está sujeita à necessidade dos astros". Assim, Santo Tomás exclui do raio de influência dos astros justamente as faculdades que especificam o homem — os intelectos e a vontade.]

2. Ele afirma com igual certeza que a influência dos corpos celestes sobre os atos humanos é indireta e jamais necessitante. Acrescenta que a opinião contrária é herética, porque exclui a liberdade humana.

[Isso fica claro nessa passagem da C. G. (III. 85): "[os corpos celestes] podem ser, não obstante, causa ocasional indiretamente (...)". E o exemplo clarifica: "por exemplo, quando por disposição dos corpos celestes o ar se esfria intensamente, decidimos esquentar-mo-nos no fogo ou outras coisas em consonância com o tempo".]

3. Ele não se pergunta nem uma única vez se o axioma ou postulado astrológico fundamental é fundado ou não: a importância decisiva, sobre todo o futuro de um homem, da configuração do céu no momento de seu nascimento (tema de genitura).

Não encontramos senão uma só vez em Santo Tomás a palavra nativitas no sentido de tema de genitura: na citação do Centiloquium que referimos na p. 233. Esta citação é aliás a única predição astrológica concreta que encontramos, e é introduzida por uma formula muito dubitativa.

Sucede-lhe outra vez mencionar os patronatos estrelares dos sete dias da semana, mas é para observar que se pode, sem perigo para a fé, adotar ou rejeitar essa teoria.

4. Ele admite que, em princípio, os astrólogos predizem corretamente o futuro dos homens. Eis as dez referências que conhecemos. Nas três últimas em data, diz que as predições são justas ut in pluribus.

II Sent., 7, 2, 2, ad 5: Quando as predições têm em vista os atos humanos livres, são amiúde falsas.
II Sent., 15, 1, 3, ad 4: As predições são verdadeiras, mas porque os demônios ajudam o astrólogo.
II Sent., 25, 2, ad 5: As predições fazem-se conjecturaliter et non per certitudinem scientiae.
C. G. III, 84: Os astrólogos podem julgar do nível intelectual de um homem (não há indicação sobre a frequência dos julgamentos justos).
C. G. III, 85: A impressão das estrelas produz seu efeito na maior parte dos homens, a saber, naqueles que não resistem a suas paixões.
C. G. III, 154: Os demônios podem fazer muitas predições justas (mais acima Santo Tomás mais ou menos equiparou a ciência das demônios e a dos astrólogos).
De sortibus, c. 4, n. 660: Os astrólogos predizem justamente quandoque, e enganam-se amiúde nas predições particulares.
Ia., 115, 4, ad 3: Os astrólogos predizem justamente ut in pluribus, sobretudo nas predições gerais.
Ia.IIae., 9, 5, ad 3: Eles predizem justamente ut in pluribus.
IIa. IIae., 95, 5, ad 2: Eles predizem justamente frequenter.
5. Acerca da licitude da adivinhação astrológica, temos seis textos, onde o ensinamento permanece constante ao longo da carreira de Santo Tomás, sem que se possa discernir uma evolução nem para mais nem para menos severidade. A doutrina resume-se a isto: não é supersticioso nem ilícito buscar prever pelos astros as secas, as chuvas etc. É supersticioso e ilícito buscar prever pelos astros as ações livres humanas, e, segundo a autoridade de Santo Agostinho, o demônio imiscui-se amiúde nesse gênero de consultas, que se tornam por isso mesmo um pacto com o demônio.

APÊNDICE II

O ENSINAMENTO DOS SANTOS DOUTORES

Santo Tomás, logo no início de sua epístola, afirma que não procurará escrever senão sobre aquilo que ensinaram os santos doutores sobre o tema (ea quae a sacris doctoribus traduntur). Com efeito, a oposição às adivinhações astrológicas e outras supertições não é uma peculiaridade do Aquinate — ao contrário, é ela quase tão antiga quanto a própria Igreja. Façamos um breve retrospecto e ouçamos a voz da Igreja.

Talvez a primeira coisa que se deva dizer acerca da consulta aos astros é que ela está formalmente condenada desde os primeiros séculos da Igreja, como se vê no Denziger:

[Dz 35] Se alguém pensa que se deve crer na astrologia, seja anátema. [Concílio de Toledo, ano 400].
E, novamente, pelo Papa João III, no século VI:
[Dz 239] Se alguém crê que as almas humanas estão ligadas a um signo fatal, como disseram os pagãos e Prisciano, seja anátema.

Estas definições, suficientes para todo católico que não tem nem quer ter espírito de revolta, foi ainda repetida por inúmeros Santos, Doutores e Teólogos. Mesmos em nossos dias, não deixou o Magistério de condená-la, como se vê em trechos do Catecismo de S. Pio X ou em determinada alocução do Papa reinante.

As condenações à astrologia são antiquissimas. Se tentássemos fazer uma história destas condenações, começaríamos com as próprias Sagradas Escrituras: Dt. 4:19, 17:3, 2 Rs. 17:16, 21:3 Jr. 8:2.

Passaríamos, em seguida, ao Catecismo dos Apóstolos, chamado Didaqué:
“[...] Também não pratique encantamentos, astrologia ou purificações, nem queira ver ou ouvir sobre essas coisas, pois de todas essas coisas provém a idolatria.” [Didaqué, ed. Paulus, 1989, pp. 12-13]
Mais um passo, e encontraríamos as objeções dos Padres da Igreja. Citemos alguns autores:
— Tertuliano: “Observamos entre as artes algumas acusáveis de idolatria. Dos astrólogos, nem deveríamos falar; mas como nesses dias um deles nos desafiou, defendendo em proveito próprio a perseverança nesta profissão, direi algumas palavras. Alego não que ele honre ídolos, cujo nome escreveu nos céus, para quem atribui todo o poder de Deus... Proponho o que segue: aqueles anjos, os desertores de Deus [demônios]... eram muito provavelmente os descobridores dessa curiosa arte [a astrologia] por isso mesmo condenada também por Deus” (Idolatria 9 [211 D.C ]).
— Hipólito: “Quão impotente é o sistema [astrológico] para comparar as formas de disposições dos homens com os nomes das estrelas!” (Refutação de Todas Heresias 4:37 [228 D.C.]).
— Taciano o Sírio: “[Sob a influência de demônios] os homens formam o material de sua apostasia. Tendo a eles mostrando o plano da posição das estrelas, como jogadores de dados, introduzem o Destino, uma injustiça patente. O julgamento e o julgado são feitos pelo Destino, os assassinos e os assassinados, os afluentes e os necessitados – [todos são] o produto do mesmo Destino” (Discurso Aos Gregos 8 [D.C. 170])

Escutemos agora os Doutores da Igreja:
— Sto. Atanásio: “Donde ser verdade que os autores de tais livros [os astrólogos] acarretaram a si próprios uma dupla reprovação, pois aprofundaram-se em uma desprezível e mentirosa ciência”. (Carta de Páscoa 39:1 [D.C. 367])
— Sto. Basílio Magno: “Aqueles que ultrapassam os limites, fazendo das palavras da Escritura sua apologética para a arte de calcular temas de genitura [horóscopos], pretendem que nossa vida dependa da moção dos corpos celestes, e assim os Caldeus leem nos planetas o que nos ocorrerá”. (Os 6 dias da Criação 6:5 [D.C. 370])
— Sto. João Crisóstomo: “(...) E de fato uma treva profunda oprime o mundo. É ela que devemos fazer dissipar e dissolver. E tal treva não se encontra somente entre os heréticos e os gregos, mas também na multidão do nosso lado, no que diz respeito às doutrinas da vida. Pois muitos [os Católicos] descrêem inteiramente na ressurreição; muitas fortificam-se com o horóscopo; muitos aderem a práticas supersticiosas, augúrios e presságios”. (Homilias sobre Coríntios I, 4:11 [D.C. 392])”.
— Sto. Agostinho: "O bom cristão deve precaver-se de astrólogos e outros adivinhadores ímpios" (cit. na Suma Teológica de Sto. Tomás, IIa IIae., q.95, art.5).
Para não nos alongarmos demasiadamente em citações, mencione-se apenas que também condenaram a astrologia Sto. Isidoro de Sevilha, na sua obra Etimologias, Sto. Boaventura, no Hexaemeron (onde qualifica a astrologia de “abuso da razão”), Sto. Afonso Maria de Ligório, doutor em teologia moral, para quem praticar astrologia é incorrer em pecado mortal (Comentário aos Dez Mandamentos).

Para saber a data de nascimento dos últimos 52 papas clique aqui

4 comentários:

  1. Meu caro amigo, sou católico e com algumas poucas leituras já identifiquei alguns equívocos, que humildemente gostaria de colocar aqui para maior esclarecimento.

    Mas assim, quando se diz na primeira parte q esses papas aceitavam a astrologia era porque na época a astrologia e astronomia eram praticamente a mesma coisa... Então a distinção do conceito ainda era muito nebulosa. Logo,o que de fato ocorria era provavelmente que os papas apoiavam aquilo que estava relacionado a astronomia e não a astrologia.

    Outro ponto foi em relação ao "Horóscopo Dos Cristãos"... Vejo que nesta parte parece uma Homilia que ocorre na missa onde se não me engano São Zenão ao querer chamar atenção dos cristãos para não ficarem dando atenção a doutrina do horóscopo ele se utiliza pra dizer como que: "Meus filhos em vez de você acreditar que Áries é que tem influencia na sua vida, acredite que o cordeiro (se referindo a Cristo que é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo) é que deve ser para ti um exemplo, aquele que deveras deve influenciar sua vida. Daí o resto do texto é exatamente uma forma catequética de fazer com que os cristãos parem de colocar sua confiança em signos e passem a colocar sua confiança em Deus. Acho que deu pra entender, né? =) Espero não ter deixado confuso... =P

    E nas notas sobre a posição de São Tomás achei bem estranho e um tanto distorcido as conclusões pois vai de oposição ao que realmente é dito...

    As fontes também colocadas no site estão com links quebrados...


    Aqui vai algumas fontes sobre a posição da Igreja Católica a respeito da Astrologia:

    http://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/astrologia-ciencia-e-fe/

    http://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/um-cristao-deve-consultar-horoscopo/

    http://pt.aleteia.org/2014/09/07/um-cristao-acredita-em-horoscopo/

    http://verboencarnadobrasil.org/multimedia-archive/esta-errado-acreditar-no-horoscopo-ou-na-astrologia/

    http://cleofas.com.br/por-que-um-catolico-nao-deve-consultar-horoscopo/


    Espero ter ajudado!
    Que Deus te abençoe!
    A Paz de Cristo e Amor de Maria

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  2. Boa noite. Por favor, olhe o material de São Tomás de Aquino com mais clareza. Ele deixa bem claro a aceitação da influência astrológica sobre o corpo e não sobre a alma.

    Eu gostaria que a religião católica aceitasse os estudos de um de seus maiores Santos e este conhecimento fosse repassado a todos os fiéis que estão ainda em uma ignorância medieval por não saberem discernir tal conhecimento.

    veja


    https://espacoastrologico.org/a-educacao-medieval-e-a-filosofia-em-tomas-de-aquino-elementos-para-compreensao-de-uma-astrologia-crista/


    obrigado

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  3. Boa noite. Por favor, olhe o material de São Tomás de Aquino com mais clareza. Ele deixa bem claro a aceitação da influência astrológica sobre o corpo e não sobre a alma.

    Eu gostaria que a religião católica aceitasse os estudos de um de seus maiores Santos e este conhecimento fosse repassado a todos os fiéis que estão ainda em uma ignorância medieval por não saberem discernir tal conhecimento.

    veja


    https://espacoastrologico.org/a-educacao-medieval-e-a-filosofia-em-tomas-de-aquino-elementos-para-compreensao-de-uma-astrologia-crista/


    obrigado

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  4. Sou catolica mas mente aberta e encontrei este blog justamente pesquisando o porque dos simbolos da astrologia dentro de igrejas católicas. Estou saindo de palermo com essa interrogação ao visitar a Catedral de Palermo encontrei no piso os simbolos dos 12 signos. Se souberem me explicar serei grata, afinal se não nunca foi aceita oque faz essa simbologia em seu piso? Obrigada

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